História

Estoril Capa

O Grupo EKVAT da Casa de Goa, inicialmente Grupo de Danças e Cantares de Goa, nasceu de uma conversa informal entre amigos, alguns deles com participação anterior em agrupamentos universitários. Da ideia, à sua realização, foi um instante. O 1º espetáculo, na Sociedade Portuguesa de Geografia, em 31 de Março de 1989, foi um enorme sucesso e um marco importante na divulgação da cultura e do folclore de Goa. O EKVAT prossegue 3 objetivos ligados entre si:

Grupo Cantores e Instrumentistas

Divulgação do folclore de Goa

Queremos que os espectadores dos nossos espetáculos vislumbrem uma outra forma de estar e de sentir através da música, do canto e da dança.

Inovação

Entendemos que nenhuma expressão cultural ou artística é passível de ser desenraizada do seu contexto de origem, que é Goa, e transposta para outros contextos da diáspora goesa sem uma preocupação de inovação e de adaptação a novas influências culturais a que todos nós estamos sujeitos nos países de acolhimento onde já vivemos há muitos anos. Goa já não é a da nossa infância e nós também já não somos os mesmos.

Instrumentistas
Ekvat Dançarinos

Transmissão cultural

Transmissão aos jovens de 2ª e 3ª geração, nascidos e criados em Portugal para que eles possam apropriar-se da herança cultural dos seus pais e avós. Este objetivo estende-se também a jovens portugueses que embora sem raízes em GOA, a ela estão ligados por laços afetivos e pela busca de outras culturas.

O EKVAT já realizou mais de duzentas apresentações, entre espetáculos próprios e participações conjuntas com outros grupos. Tem estado presente em inúmeras iniciativas da Casa de Goa com apontamentos musicais e de dança. O seu reportório integra canções e danças populares, como o Fugddi e o Deknni, resultante da convivência entre a cultura hindu e a cultura ocidental cristã, bem como o Mandó, considerado o ex-libris da música de Goa, acompanhado de dulpodam.

Ao longo dos anos, houve vários momentos altos, dos quais merecem destaque os espetáculos no 7º Seminário Internacional de História Indo Portuguesa e nas Festas Sanjoaninas, nos Açores, em diversos palcos da EXPO 98, em iniciativas de LISBOA CAPITAL DA CULTURA. e na Noite de Gala “De Goa a Coimbra” na Aula Magna da Universidade de Lisboa. Vários apontamentos musicais na TV, na Gala das 7 Maravilhas, na Gala Dança Comigo e em diversos outros programas permitiram ao EKVAT divulgar a música, canto e danças de Goa ao público em geral.

Estoril Guitarristas e Mando
Estoril Sari Todos Grupo Cantores e Instrumentistas

Fora do país, realizou espetáculos em Londres, a convite da Goan Musical Society e em Washington, no âmbito da exposição “Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th centuries” promovida pela prestigiada Smithsonian Institution sobre as influências culturais dos descobrimentos portugueses.

Já realizou duas digressões pela India, passando, naturalmente, por Goa, onde foi recebido com especial carinho, o que constituiu para o EKVAT o reconhecimento do seu esforço na divulgação pela diáspora dos sons e das danças da sua terra natal. Houve também espetáculos em Damão, Mumbai, Bengaluru e Delhi, onde goeses e não goeses manifestaram o seu apreço pelo trabalho de divulgação cultural na conquista das novas gerações.

“O EKVAT já realizou mais de duzentas apresentações, entre espetáculos próprios e participações conjuntas com outros grupos.”

Entre os espetáculos de maior dimensão estão os que foram realizados para comemorar datas festivas. Foi o caso da celebração do 20º aniversário do EKVAT, em que ao longo de todo um ano, entre 2009 e 2010, foram realizadas diversas iniciativas sob o título Kantar Goa – Ekvat 20 Anos. Teve início com a exposição Raízes EKVAT no Museu da Casa de Goa, com o objetivo de documentar o seu percurso ilustrando também os géneros musicais interpretados pelo Grupo, os trajes e os adereços.

Foi publicada uma brochura comemorativa dos 20 anos com testemunhos dos seus membros e fotos de várias atuações. Houve dois espetáculos – Ventos da Tradição, no Museu do Oriente e outro, Kantar Goa, no Teatro Camões, percorrendo os sons e as danças de Goa das origens ao imaginário. Uma outra data festiva foi a do 30º aniversário da Casa de Goa, comemorada com o espetáculo Goa Sons e Ritmos, em 2018, no Teatro Tivoli. Todas estas atuações registaram grande participação e referências elogiosas por parte do público goês e não goês.

Dançarinos Dekhnni2

Mais recentemente, o EKVAT atuou no Casino Estoril, a convite da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa, no espaço UCCLA, nas XXIV Pomonas Camonianas e na Bienal das Artes. Já durante a pandemia, o Grupo participou num projeto de tese de mestrado em Teatro e Comunidade, em parceria com a Escola Secundária Passos Manuel, através de um vídeo conjunto intitulado VIAGEM.

O EKVAT tem dois CDs gravados. Goean Pautôch, com composições originais e outras do cancioneiro popular goês, lançado com o patrocínio da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos, foi objeto de atenção por parte da Warner Brothers que adquiriu os direitos de utilização de uma das faixas, a canção de embalar Babu Amgeló, para um dos seus programas. O outro CD, Argham Diun, é de cânticos religiosos.

O Grupo prossegue, ainda, uma vertente pedagógica, promovendo workshops sobre o folclore de Goa, por exemplo, em Washington e no Museu do Oriente, e a pedido de autarquias, escolas e entidades organizadoras de eventos.

CD Goean Pautoch

1º CD – Título: “Goean Pautôch”

CD Arghan Dium

2º CD – Título: “Argham Diun”

O EKVAT tem um coro a 4 vozes, instrumentista e dançarinos. Pode realizar apresentações do grupo integral ou apontamentos de dança com música gravada, conforme os palcos e os objetivos de quem nos convida. O Grupo tem um programa flexível de ensaios e está aberto a novos elementos que queiram tocar, cantar e dançar. Todos os contactos devem ser feitos através da Casa de Goa.